Mel de Abelhas Nativas

Mel de Abelhas Nativas

 

Por que cultivar abelhas nativas, construir um meliponário, que é o local onde se reúne varias colmeias de abelhas nativas ou também conhecidas por abelhas nativas ou abelhas sem ferrão (ASF).

 

A espécie de abelha nativas mas popularmente conhecida no Brasil é a Jatai, mas existem mais de 300outras espécies, entre elas podemos citar: Mandaguari, Mandaçaia, Irai, Borá, Uruçu, Mirim, Droriana, entre muitas outras.

 

Indicadores de Vida:

A existência de um meliponáro é um importante indicador de vida. Se o local produz mel de abelhas nativas, é uma prova real da presença de diversos fatores ambientais, por exemplo: Disponibilidade de alimento (flores), proteção de predadores, acesso a agua, ambiente produtivo com aptidão agrícola sustentável e orgânica, meio ambiente em regeneração, integração do homem com a natureza,

 

Benefícios do Mel

Muito doce, por que ? A grande concentração de açúcares benéficos a saúde (frutose e glicose), pode classificar o mel como um alimento saudável, que trazem muitos mais benefícios ao ser humano que o açúcar convencional (sacarose).

Antioxidante, que combate o envelhecimento, rico em antibiótico naturais, combate a fungos e bactérias,

 

- Fermentação: Fauna de micro organismos que fermentam naturalmente o mel dentro da colona, e que produzem características antibióticas

 

- Maturação: O mel de abelhas nativas, diferentemente das abelhas europeia (apis), este mel é feito de uma mistura de cera e própolis extraído das resinas de plantas, que funciona como um barril de carvalho, com o tempo de armazenamento as substancias que estão neste cerume, vão passando para o própolis que são estes compostos antioxidante e antibióticos.

 

 

Sobremesa:

- Uma colher de mel de abelha nativa, e equivalente a degustar um doce apos as refeições.

 

Polinização e Biodiversidade:

A polinização é fundamenta para a multiplicação dos frutos e são as abelhas que exercem este importante processo na natureza no momento da coleta do polem.  A biodiversidade, a preservação das espécies e a polinização estão interligadas pelas abelhas no momento em que estão coletando o polem e produzindo o mel.

Fale Conosco

(11) 4118-0007

Whatsapp (14) 996.509097